Ainda não iniciou sessão (Iniciar sessão ou registar-se)
    • O Fórum Jardinagem pretende ser um espaço de partilha e de esclarecimento sobre Jardinagem. Se quiser participar tem que se registar (o registo é gratuito e completamente anónimo). Para se registar apenas precisa de fornecer um endereço de email, nada mais. O registo é imediato e pode começar logo a escrever e a publicar mensagens. Para se registar e responder ou participar clique aqui. Para ver mais conversas como esta clique aqui.

Powered by V a n i l l a

  1.  # 1
    Bom Dia,

    Estou a tentar renovar um terreno com aproximadamente 100 m2 numa casa de férias no interior alentejano. Gostava de colocar algumas plantas, que não necessitassem de rega regular, pois podemos estar ausentes durante semanas, principalmente no inverno. Pensei numa Palmeira, mas já me avisaram que as raízes são diabólicas, principalmente por causa da piscina. Lembrei-me de uns canteiros grandes de cactos ou mesmo oliveiras, pois tenho ideia que as mesmas não precisam de rega regular. Alguém me pode confirmar, ou mesmo sugerir algo......Obrigado
  2. Estas pessoas agradeceram este comentário: jhb
    • CommentAuthorcmartin
    • CommentTime17 June 2009
     # 2
    Pessoalmente, gosto muito de oliveiras. E ainda por cima estão na moda, uma oliveira é muito actual!
    Não sei como se trata delas, mas imagino que realmente não precisem de grandes cuidados, nem regas (?).
    •  
      CommentAuthorLagofilia
    • CommentTime17 June 2009
     # 3
    À muitos anos que oiço o meu pai a dizer que uma oliveira para pegar bem tem de servir de tranca a uma porta durante um ano. Sempre achei exagero mas á uns tempos coloquei um tronco seco (pensava eu ) dentro de um lago para servir de ornamentação e para meu espanto rebentaram alguns ramos nos troncos que ficaram fora de água.
    São árvores incríveis...
    • CommentAuthorsonhadora
    • CommentTime26 June 2009
     # 4
    Confesso que tenho uma antipatia por oliveiras, acho-as feias e raquíticas, mas muito na moda , infelizmente.
    De qualquer modo porque não plantar umas árvores de fruto: pessegueiros ou limoeiros, a escolha é grande.
    • CommentAuthorafsantos
    • CommentTime27 June 2009
     # 5
    Sim podemos dizer que de facto as oliveiras estão na moda.... mas em jardins, pateos etc etc etc, pois nos seus locais de origem nunca o deixaram de estar, (excepto ha uns anos valentes, após a entrada para a "CEE" em que se recebia balurdios para as derrubar).

    Como aqui já foi dito, as Oliveiras são de uma resistência incrivel, mais resistentes quiça só o Sobreiro e a Azinheira que quase conseguem sobreviver em cima de uma "rocha".

    E já que está no Alentejo, consulte a vizinhança para ver se alguém lhe quer vender umas oliveiras :)

    Abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
    •  
      CommentAuthorLagofilia
    • CommentTime 5 July 2009
     # 6
    Como já tinha dito anteriormente a oliveira que parecia estar seca começou a ganhar folhas quando a coloquei dentro de agua.
    Está aqui uma foto que ilustra o que digo.
    Ainda vou criar uma variedade de azeitona com sabor a peixe!!
    • CommentAuthorlucilio
    • CommentTime 8 July 2009
     # 7
    Boa noite.

    Alguém me sabe dizer quanto tempo demora o crescimento de uma oliveira, até esta ficar por exemplo com 1m de altura? Acontece que me ofereceram uma, dentro de um vaso, com cerca de 10 cm de altura. :)
    Acho que ficaria bonita no meu jardim mas quando ficar maiorzita. :)
    Sei que é uma árvore muito resistente e pode durar centenas de anos, mas há algum cuidado a ter para além de a regar bem?

    Cump.
    Lucilio
  3.  # 8
    Bom Dia,

    Desde já um muito obrigado a todos que de alguma forma têm respondido ao meu pedido de ajuda.

    Quanto á questão do Sr. Luclio, deixe que lhe diga que "agora é que me tramou"... Regar bem as Oliveiras? Então as Oliveiras têm que ser regadas? como é que elas se dão tão bem naqueles enormes montes Alentejanos, sujeitas aquele calor imenso sem qualquer sistema de regadio instalado? A Oliveira era certamente uma das árvores a ponderar colocar no quintal, pois naquela zona são fáceis de arranjar e no meu entender se resistem a meses de seca nos montes, também resistiriam num quintal sem rega regular, pois recordo-vos, é uma casas de férias. Tenho olhado para tudo o que são árvores na rua, onde não verifico que exista rega e já pensei num carvalho... Falaram-me entretanto na Acácia-Mimosa que é uma árvore originária da Austrália que tolera bem a secura e que por vezes aparece a ladear as estradas ou a ornamentar jardins. As suas flores fazem lembrar um cacho, com pequenos globos amarelos lustroso, muito aromáticos.
  4.  # 9
    Faltou-me a fotografia da Acácia- Mimosa....

    Cump. Claudia
    • CommentAuthorlucilio
    • CommentTime 8 July 2009 editado
     # 10
    Colocado por: Claudia MirandaBom Dia,

    Desde já um muito obrigado a todos que de alguma forma têm respondido ao meu pedido de ajuda.

    Quanto á questão do Sr. Luclio, deixe que lhe diga que "agora é que me tramou"... Regar bem as Oliveiras? Então as Oliveiras têm que ser regadas? como é que elas se dão tão bem naqueles enormes montes Alentejanos, sujeitas aquele calor imenso sem qualquer sistema de regadio instalado?


    Tem toda a razão... :-)
    Sabe quanto tempo elas demoram a crescer até ficarem a uma altura de cerca de 1 metro? Da maneira como ela está (10 cm de altura), acho que não há condições de planta-la no jardim.

    Obrigado
    lucilio
  5.  # 11
    Bom Dia,

    Lucilio, coloquei a sua questão a alguém que tem produção de azeite no alentejo e segundo ele a diferença entre uma Oliveira que é regada ou não, está precisamente na velocidade de crescimento e rendibilidade da mesma. Assim numa situação normal para ele em 5 a 6 anos você teria uma Oliveira com 1,5 mts e a dar frutos, mas se a regar atingirá mais rapidamente essa altura. Por isso se gosta de Oliveiras, coloque-a no jardim. Terá relativamente cedo sombra da mesma e quiça alguma azeitona.

    Até breve...
    Claudia
  6.  # 12
    Olá,

    A acácia é uma infestante, cuidado depois de pegar já ninguem a tira. Boa sombra, mas debaixo nada cresce... e as raizes chegam a todo o lado para se manter viva. Quando grande, devido à madeira ser fraca, parte facilmente e fica feia.

    Sobreiro, azinheira, carvalho, oliveira espécies bem adaptadas são opções perfeitas, e para o transplante do vaso podem usar-se alguns truques para manter humidade por um periodo mais alargado. Claro no inicio da primavera não agora.
    • CommentAuthorjhb
    • CommentTime17 July 2009
     # 13
    as oliveiras so quando jovens e que e preciso regar para criar raizes!a partir daí,nao precisa mais de rega!o melhor azeite e aquele que e produzido nas encostas,sem muita agua!ninguem consegue secar uma oliveira,pode ser queimada que rebenta sempre!e uma arvore milenar,muito nobre!e de uma beleza formidavel!e uma boa escolha,e uma arvore Biblica!
    • CommentAuthorCAMERAMAN
    • CommentTime16 September 2009
     # 14
    As oliveiras tem de ser regadas nos primeiros anos de vida (no verão)... depois não precisa!
    É preciso é ter cuidado com os "burricos" que nascem juntoi ao solo... a oliveira é uma árvore enxertada e se os burricos não forem cortados todos os anos acabam por matar a oliveira tirando-lhe força.
    É uma desgraça passear pelo Alentejo e ver aqueles olivais todos por "desburricar"... agora está na moda oliveiras de regadio produzem mais, mais depressa, prontos lá se vão os olivais seculares!
    AM
    • CommentAuthorCAMERAMAN
    • CommentTime16 September 2009
     # 15
    Não acredito que uma oliveira de regadio produza azeite igual ao de uma oliveira de sequeiro...
    E não percebo nada de agronomia!
    AM
    • CommentAuthorCAMERAMAN
    • CommentTime16 September 2009
     # 16
    Há uma árvore que aguenta bem o calor e só precisa de água nos primeiros anos: a tilia!
    AM
    • CommentAuthorjoaomouro
    • CommentTime26 September 2009
     # 17
    Ola a todos, sou engenheiro florestal, e quanto ao tema de regar ou não uma oliveira, posso-vos dizer que quando replantadas, isto é mudança de local depois de adultas, merecem todos os cuidados, até o seu sistema radicular voltar a formar-se e conseguir atingir uma profundidade que lhe premita captar os recursos hidricos necessarios a manutenção do seu metabolismo e desenvolvimento de partes de crescimento.
    Alem disso a replantação muitas vezes traduz-se na mudança brusca de de caracteristicas ambientais, solo e clima , do seu local de origem para o novo local de plantação, sendo necessario ter atenção na perparação do terreno, terb niveis de materia orgnica superiores a 2% ter uma adubação que lhe proporcione azoto fosforo e potassio em quantidades sificientes, e em casos de terrenos áridos deve usar-se hormonas de enraizamento.
    Mais uma curiosodade, ja algem viu uma oliveira com um tronco que 4 homens não consegem abraçar? e com um alatura superior a 10m?posso mostra depois aquele que deve ser um dos maiores exemplares vivos da Olea europeia
    • CommentAuthorAlin
    • CommentTime26 September 2009
     # 18
    Estou curiosa! Mostre lá essa árvore fantástica!
    •  
      CommentAuthorLagofilia
    • CommentTime27 September 2009
     # 19
    Eu em diâmetro conheço algumas, mas em altura é novidade.

    Onde estão as fotos?
  7.  # 20
    Javi milhares de oliveiras mas como essa nunca vi nenhuma ,diga-me onde se encontra«zona e rua »gostava de aver com os meus propios olhos ok.Envia a morada para filipe_cup@hotmail.com.
    • CommentAuthortomace777
    • CommentTime 6 June 2010 editado
     # 21
    Colocado por: Claudia MirandaBom Dia,

    Desde já um muito obrigado a todos que de alguma forma têm respondido ao meu pedido de ajuda.

    Quanto á questão do Sr. Luclio, deixe que lhe diga que "agora é que me tramou"... Regar bem as Oliveiras? Então as Oliveiras têm que ser regadas? como é que elas se dão tão bem naqueles enormes montes Alentejanos, sujeitas aquele calor imenso sem qualquer sistema de regadio instalado? A Oliveira era certamente uma das árvores a ponderar colocar no quintal, pois naquela zona são fáceis de arranjar e no meu entender se resistem a meses de seca nos montes, também resistiriam num quintal sem rega regular, pois recordo-vos, é uma casas de férias. Tenho olhado para tudo o que são árvores na rua, onde não verifico que exista rega e já pensei num carvalho... Falaram-me entretanto na Acácia-Mimosa que é uma árvore originária da Austrália que tolera bem a secura e que por vezes aparece a ladear as estradas ou a ornamentar jardins. As suas flores fazem lembrar um cacho, com pequenos globos amarelos lustroso, muito aromáticos.


    Desculpe intervir assim mas achei que era importante referir que certas espécies de Acacia são consideradas invasoras e existe proibição e punição por lei na sua propagação. Por favor siguam este link que dará uma breve perspectiva sobre a importância de ter consciência nas espécies que se "acolhem" nos nossos terrenos:
    http://www.arvoresdeportugal.net/2010/05/uma-arvore-do-mes-a-evitar
    • CommentAuthorfbs
    • CommentTime 5 January 2012 editado
     # 22
    ola amigos. tenho oliveiras centenarias de todos os tamanhos á venda, ideais para replantar em todo o lado ( jardins privados, publicos etc). liguem 914987987 ou 963971002. obrigado.
    • CommentAuthordan.pote
    • CommentTime 1 March 2012
     # 23
    ola a todos, estou interessado em plantar oliveiras, mas tenho algumas duvidas sobre os cuidados a ter??
    - de quanto em quanto tempo é preciso pulverizar?
    - para plantar basta abrir um buraco na terra ou preciso de mais alguma coisa?
    - a rega pode ser uma vez por mes, e que quantidade um litro por oliveira?
    -qual a melhor variedade de oliveira para plantar no ribatejo?
    Agradecia a vossa ajuda.
    • CommentAuthorPicaPau
    • CommentTime23 March 2013
     # 24
    EM que altura do ano se poda e desburrica????
    Ainda se faz?