Ainda não iniciou sessão (Iniciar sessão ou registar-se)
    • O Fórum Jardinagem pretende ser um espaço de partilha e de esclarecimento sobre Jardinagem. Se quiser participar tem que se registar (o registo é gratuito e completamente anónimo). Para se registar apenas precisa de fornecer um endereço de email, nada mais. O registo é imediato e pode começar logo a escrever e a publicar mensagens. Para se registar e responder ou participar clique aqui. Para ver mais conversas como esta clique aqui.

Powered by V a n i l l a

    • CommentAuthorajsi
    • CommentTime13 July 2009
     # 1
    Ola a todos e Parabens pelo forum.

    Possuo uma habitação de férias no Alentejo, a qual estou a recuperar. A casa tem um quintal, que um dia será um jardim.
    O quintal esta cheio de pasto, restos de materias das obras e tem 2 anexo que estao tb cheios de lixo.
    Acontece que no fim de semana passado eu tinha uma cobra dentro de casa! Penso eu que ela entrou pela porta que eu deixei aberta.

    Sabem de algum produto, planta, alguma coisa que eu possa fazer para afastar as cobras da minha casa e do quintal?

    Desde já agradeço a vossa ajuda.
    •  
      CommentAuthorLagofilia
    • CommentTime13 July 2009
     # 2
    Amigo, estás no campo e no campo há muitos bichos e muitos deles gostam de nos fazer companhia.
    Alem das cobras podes esperar por ratos, osgas, lagartos, entre outros.

    O meu conselho é que limpes toda a área ao redor da casa e evites deixar restos de comida que possa servir para alimentar ratos ou outros bichos porque essa cobra foi ali para se alimentar não era sua intenção incomodar.

    Vai ao site da "antlalusi" eles tinham algo para afugentar vários tipos de animais.
    • CommentAuthorajsi
    • CommentTime14 July 2009
     # 3
    Ola de novo :)

    Pois por estar no campo ja contava com bichos...não contava era ter uma cobra dentro de casa!!!
    Comprei um repelente para cobras (Boskstop) acham que é bom para as afastar?
    Depois de ter o quintal limpo será que continuam a aparecer?

    Se fossem voces o que faziam se vissem um cobra com quase 2 metros dentro de casa?
    •  
      CommentAuthorLagofilia
    • CommentTime14 July 2009
     # 4
    Eu não sei o que fazia, mas a minha mulher vendia a casa no mesmo dia.
    Esse produto é o único que conheço, mas não sei se funciona.
    • CommentAuthorsergiob
    • CommentTime26 July 2009
     # 5
    ter cobras por perto no campo é bom pois elas comem os ratos e se eu apanha se uma igual a essa metia nos anexos... lol
    • CommentAuthorajsi
    • CommentTime27 July 2009
     # 6
    pois... mas ter dentro de casa...........não é assim muito agradável....
    • CommentAuthorasofiamelo
    • CommentTime13 August 2009
     # 7
    olá a todos :)

    Achei piada ao comentário do GARDEN.
    Eu corria de casa e chamava os vizinhos. É claro que eles dariam cabo da cobra com uma sachola. Mas o correcto era chamar as autoridades. E durante algum tempo até tinha medo de andar dentro da m/casa.

    Já encontrei um fio eléctrico verde e amarelo no chão perto da casa. Tinha forma pontiaguda numa das extremidades. Observei bem e verifiquei que era uma cobra. Chamei o m/ sogro e ele prontamente resolveu o assunto.
    Ao falar com uma vizinha soube que se existe uma existem mais, elas gostam de apanhar sol e pedras. E fiquei assustada. Passados alguns dias, pela manhãzinha, estava a sacudir um pano do pó e vi uma cobra (certamente era a mãe do outra) a deslizar pelo cimento até às sebes. Era comprida e já impunha respeito.
    Corri para a cozinha, desci as escadas de caracol e procurei o m/ sogro, que em vez de me dar atenção, começou logo a dar-me um recado e só olhou para as sebes quando acabou de falar. Já não viu a cobra.
    Em mais de trinta anos nunca tinha aparecido uma cobra no quintal quanto mais perto da casa.
    Durante alguns dias passava a correr perto daquela zona. E proibi a m/ filha de brincar no terraço.
    Fiz pesquisa na net e não encontrei aquela cobra. Mas descobri várias espécies que se podem encontrar em Portugal. Fiquei aterrorizada!
    No sábado o m/ marido fez uma limpeza às sebes(por baixo) e verificou existirem buracos nos canteiros que encheu de água durante alguns dias para fechar os buracos. Depois eu tapei-os com uma pedra grande.
    Do outro lado do muro arranquei algumas silvas e fiz barulho da Junta de Freguesia.

    É certo que as cobras têm a sua função na natureza. E as ratazanas estão controladas nas zonas rurais graças aos répteis. Mas eu quero distância delas. Já me chegam as sardaniscas. É incrível como conseguem atingir grandes dimensões sem ser vistas.
    O gato do m/ sogro dorme no galinheiro para comer os ratos que apareçam.
    Os vizinhos que já as viram e não as conseguiram apanhar dizem que por vezes nunca mais são vistas.
    Com este tempo maluco já formam vistas alguns répteis, como sardões lindos e enormes e cobras enroladas em couve a encantarei cães.
    Já encontrada uma cobra enorme que se tinha engasgado e tinha morrido. Quem a viu pensou que ela estava viva e fugiu. Dias depois ela estava no mesmo sitio e foi enterrada.

    Sugiro que compre um cão pois ele dá o alarme e peça umas dicas aos seus vizinhos.
  1.  # 8
    Segundo julgo saber, as cobras que existem em Portugal não são perigosas para o ser humano. Normalmente fogem quando nos encontram. É certo que mesmo sabendo isso, a minha educação de infância ficou marcada pelo ataque e morte de varias cobras que os meus pais e outros adultos com quem viviam, encontarvam no campo.
    Eu rpóprio já encontrei algumas no meu jardim, e apesar de tenterem fugir, persegui-as e matei-as, pois causam-me arrepios ..
    Não sei se faço bem ou mal, mas reajo assim ..
    Se algum discordar deste procedimento, fico aberto à discussão.

    Arlindogarden.blogspot. pt
  2.  # 9
    Olá e boas tardes a todos.
    Eu mantenho os montes de pedras, palheiros e afins, a pelo menos 15 ou 20 metros da casa. Para lá dessa “barreira” de limpeza sem esconderijos, existe de tudo desde morcegos a ouriços, texugos, coelhos, ratos e até javalis que entram por ali, e claro as nossas amigas cobras não faltam com a abundância que a sobrevivência permite. No entanto, entendo que possivelmente também serei causa de incómodo para eles, assim sendo eu partilho o espaço para além da “barreira” de limpeza com eles, e eles, até hoje (15anos), não a ultrapassam (excepto os pássaros que têm uma aldeia que eu fiz ali mesmo bem perto para me servirem de despertador). Eu e a minha família estamos habituados às suas presenças e eles, em contrapartida, deixam que nós os observemos nas suas caçadas e nos seus passeios com as suas famílias que fazem por ali sem receios. Ambos tentamos que seja um espaço de tolerância e partilha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lagofilia, Pmagall
    • CommentAuthorCAMERAMAN
    • CommentTime16 September 2009
     # 10
    Basta estar em casa... os bichos não gostam das pessoas. Esse tipo de cobra até é benéfico pois come ratos por ex... Limpe o quintal que as cobras deixam de aparecer. CM
    • CommentAuthorNaia
    • CommentTime 7 April 2011
     # 11
    Bom dia!
    Hj achei uma cobra em minha casa, não possuo jardim e não há nada, acredito eu, que possa trazer uma para cá. Mas, ontem, eu comprei 3 pequenos vasos de planta. A cobra pode ter vindo neles? Será que veio mais que uma, que foi a que eu achei? Estou muito assustada. Obrigada a todos!
  3.  # 12
    Olá a todos.

    Mário Rodrigues, felicito-o pela sua atitude pois é a mais correcta para com os animais selvagens.

    Não são eles que invadem os nossos espaços, nós é que invadimos previamente o espaço deles. Ao longo dos anos vamos "roubando" mais e mais terreno à espécies nativas que necessitam do seu espaço para viverem em harmonia. É muito difícil que um animal desses cause problemas, a não ser que sejam provocados ou nos aproximemos dos ninhos das fêmeas (normalmente locais sossegados, longe da actividade humana). Caso alguém se depare com um animal desses o ideal é ligar para as autoridades para que enviem alguém especializado ao local a fim de capturar o animal sem perigo para ninguém (nem animal nem humanos). Embora não sejam muito abundantes existem pelo menos 4 espécies de cobras venenosas em Portugal, entre muitas outras inofensivas. Nenhuma das venenosas vê o ser humano como alimento, pelo que nos cruzamos com elas em parques e quintas mais vezes do que imaginamos, mas nem nos damos conta do facto uma vez que elas se afastam de nós. Das 4 espécies venenosas, duas delas dificilmente representarão perigo para o homem, pelas suas características físicas.

    Mais uma vez, o ideal é deixar uma área de terreno que não se mexa, respeitando a vida animal que tem tanto direito a existir como os humanos e que, na maioria das situações, sofre mais connosco do que o contrário.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raulschone
  4.  # 13
    Moro numa aldeia tipicamente alentejana e naturalmente aparecem os mais variados animais na nossa propriedade. Porém, cobras apenas vi no terreno dos vizinhos e não no meu. Não sei exactamente porquê. Pode ser pelo facto de o meu quintal estar limpo e aprumado como manda a regra e por ter 6 gatos que andam à solta pelo terreno. Sejam os mais variados répteis (incluindo cobras), roedores ou pássaros não "duram" muito tempo, porque os gatos caçam tudo com esse porte. Inclusive um dos meus gatos já trouxe uma lebre para casa, morta claro. Quem vir até pensa que não alimentamos os animais...
    • CommentAuthormanefe
    • CommentTime15 May 2012
     # 14
    Apesar de eu não simpatizar, são especies protegidas e é proibido por lei matar! Normalmente e como já foi dito fogem dos humanos e alimentam-se sobretudo dos ratos...por isso onde existirem ratos é normal existirem cobras. O ideal é manter os jardins limpos ( cortar pastos e relva com frequência) e a terra ser mexida (lavrada) pelo menos uma vez por ano. Normalmente um cão também resolve o problema pois afugenta as cobras, ratos, ouriços e todas essas especies indesejadas!!
    • CommentAuthorjo
    • CommentTime 6 May 2013
     # 15
    As cobras no nosso pais sao inofensivas. Qd aparece uma dentro de casa, abre-se a porta e pressiona-se um pouco para k ela saia. no jardim faz mt falta, nunca se mata. onde houver uma cobra nao há ratos. Há 3 anos matei uma no meu quintal com cerca de 1,5 metros, ate ali nunca tinha visto ratos . a partir dai os ratos passaram a roer-me as raizes das couves galegas junto ao muro. só dei conta qd as couves murchavam. ao arrancá-las vi k tinham as raízes comidas, nunca mais matei uma cobra em lado nenhum. elas fazem muita falta.