Ainda não iniciou sessão (Iniciar sessão ou registar-se)
    • O Fórum Jardinagem pretende ser um espaço de partilha e de esclarecimento sobre Jardinagem. Se quiser participar tem que se registar (o registo é gratuito e completamente anónimo). Para se registar apenas precisa de fornecer um endereço de email, nada mais. O registo é imediato e pode começar logo a escrever e a publicar mensagens. Para se registar e responder ou participar clique aqui. Para ver mais conversas como esta clique aqui.

Powered by V a n i l l a

    • CommentAuthorPeter
    • CommentTime28 March 2011 editado
     # 1
    Viva

    o meu jovem pessegueiro (plantado há 7 meses) pegou, deu uma linda flor e agora as folhas encarquilharam e ficaram "manchadas".

    Sou um curioso sem conhecimentos técnicos adquiridos ou vasta experiência. Alguém com esses conhecimentos ou experiência me poderá ajudar a identificar a maleita e sugerir como a atacar?

    Junto foto.

    Acrescento este dado, recentemente toda a jovem árvore estava com ramificações, junto ao pé, tudo tinha folhas. O tratamento foi água, boa terra e guano na plantação e final do Inverno.

    Obrigado

    Pedro
      pessegueiro doente.jpg
  1.  # 2
    Olá eu tambem tenho pessegueiros. E de boa qualidade. Mas já tem muitos anos. E tambem ficam assim. Mas eu não me preocupo muito. Porque mais ano menos ano. Eles vão-se á vida. Porque já estão velhinhos. E então nessa altura. Compro uns novos. Mas mesmo assim velhinhos dão uns pessegos que é um sonho. é de uma qualidae boa. Mas comrespeito ao teu problema. Não te assustes. Vai a um orto de plantas ou coisa do genero. E explica. Porque o pessgueiro deve de precisar de tratamento
    • CommentAuthorIB
    • CommentTime14 April 2011
     # 3
    Boas

    Eu não tenho pessegueiros mas tenho um limoeiro.
    E embora esteja a crescer, as folhas estão a ficar cheias de "pintas amarelas"... Como percebo pouco ( ou nada :) ) disto, o que poderá ser? Uma doença? Uma praga?
    Como o posso tratar?

    Obrigado
    IB
    • CommentAuthorNene2011
    • CommentTime30 June 2011
     # 4
    Vivam
    vá a uma casa da especialidade e leve uma folha, eles irão dar-lhe algo para os sulfatar....
    assim de repente parece-me lepra do pessegueiro.
    • CommentAuthorRasc
    • CommentTime12 April 2012
     # 5
    Boa tarde,
    Em conformidade com o visto na fotografia, acho de deve deitar quinzenalmente um produto de nome POMARSOL, pois à medida que o tempo vai passando, essas folhas (doentes) vão cair e consequentemente dá-se a renovação. De referir, que todavia o pessegueiro é uma árvore muito sensível e por norma de curta duração.
    Se verificar na zona do tronco algum excesso de resina e descamação, poderá isso levantar suspeitas de lepra do pessegueiro, neste caso pouco haverá a fazer
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ze barros
    • CommentAuthorze barros
    • CommentTime21 April 2012
     # 6
    Colocado por: IBBoas

    Eu não tenho pessegueiros mas tenho um limoeiro.
    E embora esteja a crescer, as folhas estão a ficar cheias de "pintas amarelas"... Como percebo pouco ( ou nada :) ) disto, o que poderá ser? Uma doença? Uma praga?
    Como o posso tratar?

    Obrigado
    IB


    bom dia,
    no seu caso será uma praga,conchonilha,aranhico vermenho etc,...
    foto ajudava,use óleo de neem, óleo de verão ou um insecticida indicado a praga existente...
  2.  # 7
    sim chama-se lepra do pessegueiro
  3.  # 8
    Boa noite, sou uma agricultora da cidade mas tenho uma casa na aldeia com algumas arvores com os problemas ja referenciados no limoeiro e nos pessegeiros, vou tentar o tratamento que ja aconselharam e tentei este fim de semana pudar as arvores doentes especialmene as folhas afectas. Vamos ver o que vai dar !... Depois logo dou noticias...
    • CommentAuthorRSantos
    • CommentTime24 April 2014
     # 9
    Boa Tarde,

    Também tenho um pessegueiro que pela 1ª vez está a dar fruto, mas já no ano passado tive este problema, há um site que identifica o problema mas diz que as medidas são preventivas, e não estou a gostar de ir perder os meus primeiros frutos.

    Eles denominam de "lepra do pessegueiro" neste site.

    Espero encontrar forma de resolver entretanto acho que vou arrancar todas as folhas contaminadas...ou podar os galhos mais contaminados...