Ainda não iniciou sessão (Iniciar sessão ou registar-se)
    • O Fórum Jardinagem pretende ser um espaço de partilha e de esclarecimento sobre Jardinagem. Se quiser participar tem que se registar (o registo é gratuito e completamente anónimo). Para se registar apenas precisa de fornecer um endereço de email, nada mais. O registo é imediato e pode começar logo a escrever e a publicar mensagens. Para se registar e responder ou participar clique aqui. Para ver mais conversas como esta clique aqui.

Powered by V a n i l l a

    • CommentAuthorze carlos
    • CommentTime 3 August 2009 editado
     # 1
    Ora então abraços a todos os participantes ...
    Sou como que um chamada "newbie" neste tipo de andanças, e claro que tenho imensas duvidas que penso debater neste forum.
    Estou a preparar o meu jardim, a minha questão penso que seja bastante simples, tenho uma extensão de 90 metros para locação de sebes, espaçamento de 80 em 80, estou a querer fazer uma rega gota a gota, só consigo encontrar rolos com gotejadores de 50 em 50 cm !?
    Para esta extensão, pode ser alimentado com um único ponto de agua !?


    Regards4All
    Zé Carlos
  1.  # 2
    Boa tarde
    Eu tenho uma sebe desse tamanho com cupressus leyland.
    Um único ponto chega.
    O ideal é 2 rolos de 50m de 16mm sem gotejadores.
    Depois o tubo é furado para pôr gotejadores individuais em cada leyland.
    Depende da zona do país mas convem gotejadores com regulação de débito de água.
    •  
      CommentAuthorLagofilia
    • CommentTime 4 August 2009
     # 3
    O que tenho a comentar é que independentemente se temos 10m ou 100m para regar o que devemos saber é duas coisas. Quanta água vai gastar o nosso sistema de rega e qual o caudal que temos disponível. Depois é dividir (se necessário ) por sectores e calcular o tempo de rega necessário a cada espécie, terreno, ou época do ano.
    O tubo que tem goteja dores encastrados tem um debito de +- 4 litros hora por cada gotejador, se o espaçamento é X então é só multiplicar.
    Eu pessoalmente aconselho que seja colocada uma linha ou duas de tubo com espaçamento de 33 cm porque vai fomentar a expansão radicular ao longo da linha de rega. Este tubo custa +- 0.50€ por metro.
    Se não encontras na tua zona diz de onde és que eu digo-te onde talvez o possas encontrar.
    A opção dos gotejadores individuais também é valida mas se forem colocados a cima do solo, mas têm de ser inspeccionados regularmente.
    • CommentAuthorze carlos
    • CommentTime 5 August 2009
     # 4
    Obg pelos vossos comentários,
    Garden não consegui entender com o com o que queres dizer "uma linha ou duas de tubo com espaçamento de 33 cm " será tubo tubo gotejador !? Quando falas em 2 linhas são 2 tubos ?

    Thankzz
    ZC
    •  
      CommentAuthorLagofilia
    • CommentTime 5 August 2009
     # 5
    Sim é tubogotejador com gotejadores de 33 em 33 cm que podes colocar uma linha com um determinado tempo de rega ou duas linhas com metade do tempo.
    Eu uso esta duplicação em certos casos que é agua alimentada por uma bomba para esgotar (ou tentar) o caudal e diminuir o tempo de funcionamento.
    Já encontraste o tubo??
    • CommentAuthorze carlos
    • CommentTime 6 August 2009
     # 6
    Quanto ao tubo ainda não procurei, moro perto de Torres Vedras e trabalho perto do Centro Comercia Colombo, se souberes de sitios onde procurar ...

    Esta vai ser a mina primeira grande aventura, hehe ainda tenho muito que aprender, mas acho que para fazer o sistema de rega enterrado vou necessitar de contratar alguem para me fazer o trabalho :(

    Por isso aos que lerem o tópico se conhecerem alguem ... aceito orçamentos ...


    Regards 4 all

    ZC
    •  
      CommentAuthorLagofilia
    • CommentTime 7 August 2009 editado
     # 7
    Zé, eu orçamentos para Torres Vedras não faço porque não é rentável, mas posso dar-te valores para o material e oriento a instalação. Por isso qualquer duvida é só perguntar, que vou tentar ajudar.
    • CommentAuthorze carlos
    • CommentTime11 August 2009
     # 8
    Olá garden ... muito abrigado pela ajuda, podia-te enviar o desenho para teres mais ou menos uma noção do que quero fazer e tb dares uma ideias o que me facilitava imenso ...
    Não sei como pretendes fazer ... tens email !?


    Abraços
    •  
      CommentAuthorLagofilia
    • CommentTime11 August 2009
     # 9
    Eu tenho muito gosto em ajudar, e é claro que tenho email, mas, é da empresa e se eu o escrever estou a fazer publicidade.
    O administrador deveria criar uma forma de mandar mensagens pessoais.
    Espero pela indicação de como te enviar o email se não houver resposta coloco aqui mesmo.
    Abraço.