• 2017-02-13 17:19:4813 Fevereiro 2017 editado

    Olá a todo(a)s,
    Vivo na zona de Palmela e vou agora em finais de Fevereiro de 2017 plantar a minha Anona.
    Quem tem experiência pode-me falar um pouco delas p.f
    São caducas ou perenes?
    Solo?
    Época de floração e frutificação(maturação)?
    Etc....
    Obrigado

  1. Boas AmaArvores.

    Excelente escolha, mas deve ser uma anoneira de viveiro, ou seja enxertada. Se for de semente deve enxertá-la mais tarde com uma boa variedade que conheça ou pode experimentar por exemplo Fino de Jete, que é uma qualidade do cedo.
    São perenes excepto durante umas "curtas férias" durante as últimas semanas do inverno, em que perdem todas as folhas, até arrancarem de novo com brotos novos logo no inicio da primavera.
    Lamento mas tenho que desligar...

  2. Obrigado Nelson_de_Aveiro, qdo for oportuno fale-me mais sobre a anona p.f
    Obrigado

  3. Boa noite AmaArvores.

    Mais umas dicas sobre as anoneiras:
    - árvore que não gosta de solos permanentemente humidos -- qdo isto acontece, na melhor das hipoteses, qdo for a comer as anonas dessa safra estas não terão sabor -> qdo regadas quanto baste, aí sim, a fruta tem o seu sabor carateristico.
    - qdo a fruta não é polinizada á mão, os frutos resultantes da polinização natural (quer provocada pelo vento ou por pequenos insectos) costuma ser deformada, mais pequena e de tamanho muito variável e em número mais reduzido.
    - portanto, polinizar as flores da sua anoneira tem várias vantagens, excepto que os frutos daí resultantes, embora maiores tb terão mais sementes do que as anonas provocadas pela natureza...
    - deve começar por uma variedade do cedo, como por exemplo a "Fino de Jete", a qual lhe dará frutos antes de vir alguma geada negra.
    Mais pormenores noutra oportunidade.
    Até lá.

  4. Boa noite Nelson,
    Obrigado mais uma vez.
    Bons frutos :)