• 2017-03-20 19:04:1120 Março 2017 editado

    Olá,

    Alguém me poderá dar informações sobre a planta da jabuticaba?
    Alguém sabe se existe viveiros se alguém faz produção do fruto?
    Será que tem venda em Portugal?

    Sou do ribatejo e gostava de inovar e não fazer culturas iguais às de todos os outros, ex ( morangos franboesas mirtilos etc ) queria algo novo será que consigo?

  1. Viva H Ricardo.
    Jabuticaba, árvore exótica qe existe ao trambolhão no Brasil e qe se pode plantar de semente. Aqui no continente não terá muita dificuldade em adquirir uma ou mais, até de algum particular qe tenha ligações ao Brasil.
    No entanto tenha em atenção o seguinte: produz uns frutos junto ao tronco qe parecem bagos de uva, muito apreciados por pessoas oriundas da america do sul, e à partida SÓ apreciadas por pessoas qe já as comiam desde a infância. Até na nossa sub-tropical Ilha da Madeira, região na qual esta árvore se pode desenvolver bem, ninguém cultiva nem consome este fruto.
    Ou seja, não havendo nenhum tipo de tradição em Portugal relativamente a esta fruta, não terá venda que justifique plantar um pomar de jabuticabeiras.
    Já pensou em formar um pomar de pistáchios? Olhe que há muita info. neste forum e a produção consegue vende-la toda...
    Boa sorte e até lá.

    • 2017-05-14 17:34:2314 Maio 2017

    Boas Ricardo!

    Tenho 3 jabuticabas; Comprei em vários viveiristas.
    A última comprei, talvez ao maior vendedor de jabuticabas em pt;Trata-se de um viveiro em Braga: Sitio das frutas Raras, podes ver no facebook.
    Eles regularmente vão com uma carrinha vender árvores ao Algarve, pelo que eu nem precisei de ir a braga ou utilizar a chatice dos correios que cada vez estão piores.
    Até podes encomendar mais plantas tropicais, e eles trazem. vem de 3 em 3 meses, por aí. É uma questão de falar.
    As jabuticabas são de crescimento lento e são preciso mais de 10/12 anos pra frutificar. por isso são caras, mas a fruta compensa.
    Tens árvores tropicais? Sou de santarém, poderiamos falar...

    Cumprimentos.