• 2013-08-19 13:55:2419 Agosto 2013 editado

    Boa tarde...
    Tenho um problema com um vizinho que tem uma capoeira encostada á minha casa.
    Como não quero criar problemas com ele por causa do cheiro, gostaria que me dissessem qual o melhor para
    fazer uma vedacao(não passa tanto vento e por isso não traz tanto cheiro também).
    Já me falaram do cedro, das sebes, etc...
    Qual o melhor e qual cresce mais rapido?
    obrigado

    • 2013-08-20 12:15:2520 Agosto 2013

    Boa tarde.
    As sebes crescem muito rápidamente, mais que os cedros. No entanto o cedro cria uma barreira muito mais alta e densa ao fim de um tempo. Na verdade com cedros cria uma sebe. Sebe é o termo que designa a formação de um muro de vegetação. Pode ser formada com diversas plantas. Buxos, escalónias, loendros, photinias, etc... todas elas criam sebes. Se não quiser podar, o cedro pode ser uma boa opção, mas não se esqueça que ao fim de uns anos ocupa muito espaço.
    Para disfarçar o cheiro da capoeira arranje uma plantas aromáticas e de preferencia repelente de mosquitos e plante-as na zona, pois de certeza que vai ter muitos. A lavanda é uma boa opção.

    Estas pessoas agradeceram ou concordaram com esta mensagem: Ricardotuba

  1. Desde já o meu muito obrigado pela sua boa explicação, não fazia ideia...
    A lavanda é boa para afastar moscas e mosquitos?
    Pelo que vejo na net, a planta citronela é boa, mas não ha á venda em portugal..:(

  2. A minha reticência em relação aos cedros é a questão das raízes, estando junto a muros pouco resistentes, temo que as raízes com o tempo os vão descalçar. Outra questão tem a ver que se eventualmente uma árvore morre deixa logo ali um imenso buraco na sebe, mas de resto é sempre uma boa opção.
    A planta que tem o crescimento mais rápido e cresce também muito alto e também tem a sua utilidade como sebe é o bambu, a desvantagem é que é muito caro, e também há espécies invasoras.

    Mas até estava a pensar, para crescer em altura e rápido pode usar até trepadeiras, a maioria liberta um cheiro muito agradável, bastando para isso dar-lhe algum apoio. e qualquer coisa serve, até rede de galinheiro que depois é rapidamente tapada.

    Tem muitas opções diferentes é só mesmo uma questão de refletir bem o que mais lhe convém.

  3. Boa tarde,

    Obrigado pela vossa partilha.
    Uma espécie que me agrada muito para sebes é o Cipreste de Leyland. Cresce rápido ~1m / ano, não é caro e tem uma cor e textura bonita.